sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A Biblioteca da FDL

Apresento-vos a recém-criada árvore de Natal da biblioteca da FDL. Está ai na foto. Descubram onde...

Mas este post não é sobre a árvore de Natal da biblioteca.
Decidi compilar as regras costumeiras da biblioteca, resultado da minha vivência neste espaço:
  • É expressamente proibido levar as nossas constituições (códigos civis & Cia), ainda que não haja uma única constituição actualizada disponível, e apenas uma ou outra constituição anotada minimamente actualizada.
  • É expressamente proibido entrar na biblioteca com qualquer livro que nos pertença, excepto se este for composto de fotocópias e argolas, e violar os direitos de autor. Por outras palavras, se possuírem o original, não o podem levar para a biblioteca. Só aceitam livros piratas.
  • E já que falamos de direitos de autor, têm disponíveis umas 6 ou 7 fotocopiadoras, mas só as podem usar para fotocopiar livros da biblioteca.
  • As mochilas e equiparados não podem entrar na Biblioteca. Para tal, existe à porta um excelente bengaleiro, que ninguém utiliza por nunca haver lá ninguém a trabalhar. A solução passa por um amontoado enorme de mochilas lá num canto da biblioteca, donde de vez em quando é capaz de desaparecer alguma...
A biblioteca da FDL é também muito rica em situações únicas, que não acontecem em mais nenhuma biblioteca do país. Desde um casal de lésbicas a passear de mão dada a dar a volta ao andar de baixo, e que por sinal eram umas moças muito novas e muito esbeltas, que conseguíram fazer com que cada um dos estudantes que lá se encontrava parasse imediatamente o seu estudo, e como que hipnotizado, olhasse para aquela cena desde o momento em que desceram as escadas, continuando a olhar fixamente enquanto davam a volta ao edifício, até que subiram as escadas de novo, saindo de vista, fazendo todos acordar de novo da hipnose e olhando uns para os outros perguntar: "Mas o que raio se passou aqui?! O que é que foi isto?!"
Ou ainda as conversas que se ouvem dos grupos de estudo que não estudam e só falam. No outro dia fiquei (eu e mais um colega) a saber, sobre um grupo de umas 8 raparigas do primeiro ano que estavam na mesa em frente, quantos namorados cada uma tinha tido, quais os seus fetiches, quando tinham perdido a virgindade, histórias calientes que tinham tido com os namorados, posições preferidas, posições desconfortáveis e posições "que doíam", quantas vezes por semana cada namorado e elas coiso e tal, onde, tamanhos... disso mesmo! Enfim... cada uma a tentar ser mais bizarra que a outra... Realidade ou ficção, não digam é que na biblioteca da FDL não se aprende nada!
Uma nota ainda para um espaço especial da biblioteca. A mesa que fica junto à janela mesmo por cima da entrada para a garagem do parque de estacionamento dos professores! Descobri a semana passada que ali também se aprende muito. Aprendem qual o tipo de carro médio dos professores (e olhem que upa upa coiso e tal!). Aprendem que carro têm os vossos professores. Aprendem se eles têm muita ou pouco habilidade com a máquina. (Digamos que Dani até precisa de abrir a porta e sair do carro para passar o cartão magnético pela máquina, para abrir a cancela, quando supostamente bastaria colocar o braço de fora. Já a Martinha fica quase 2 minutos a passar lá o cartão, até finalmente a cancela abrir... I wonder why... xD

UPDATE- Newsflash!
Acaba de chegar à redacção um comunicado da biblioteca da FDL!

Afinal, aquela maquineta à entrada que parecia servir para lá por a mão, tem mesmo uma função útil: Pôr lá a mão!
Para quê? Controlo de Entradas. Eu apoio totalmente esta iniciativa, que apesar de não dever ter saído nada barata, vem pôr termo a uma situação que já estava a tornar-se insuportável: A utilização da biblioteca por pessoas que nada tinham a ver com a FDL! Sim, porque uma biblioteca jurídica parece que não, mas atrai muitos leigos. Era a dona Miquelina da frutaria ao pé da Utopia, era o Sapateiro do Campo Grande, e até me pareceu lá ver o Mantorras uma vez... tudo a entrar sorrateiramente! Será pelos magníficos livros do Digesto?

Pode-se ler no comunicado:
"A Biblioteca está a instalar um sistema de controlo do acesso às suas instalações, baseado em tecnologia biométrica, com a finalidade de melhorar os seus serviços de informação."
Quid Juris?
Eu juris que a tecnologia biométrica é essencial, não vá alguém andar a falsificar cartões de aluno (mas esperem... isso existe?!) ou BI's de alunos, para entrar na biblioteca. Mas esperem lá... "melhorar os seus serviços de informação"?! Quais serviços? Pertence ao SIS? FBI? CIA? Interpol? Sócrates? Quem puxar de um livro sobre o modo como as Nações Unidas deveriam funcionar, ou sobre ética política, entra para uma lista negra, ou coisa parecida?
"Este sistema, mediante a criação de um Ficheiro de Utilizadores, permitirá melhor conhecer os utentes deste serviço, as suas necessidades de informação e a frequência com que utilizam a Biblioteca"
Eu não disse? Eu não disse?! A mim não me enganam! Topei-vos logo!

PS: Ouvi dizer que se pode levar livros protegidos por direitos de autor para a biblioteca, a partir de hoje.

PS2: Não se esqueçam de fazer o vosso registo lá na nova maquineta da biblioteca. o FBI e a CIA estão à espera...

PS3: MRS já nos veio dizer que o novo sistema não vai violar a privacidade de ninguém... e que já é muito usado pela Europa fora (as duas frases não se contradizem?)

PS4: Hoje o bengaleiro estava a funcionar de novo PAHHH! Fantástico!

5 comentários:

PT Lyon disse...

Epá, acho que ultrapassei as medidas permitidas por post xD

Persona Naturale disse...

Deixa lá que eu leio tudo e está demais! Eu acho k as makinetas pa pôr a mão é para nos lerem a sina, já viram k akilo áté tem umas linhas??? Será para ver a linha da vida??? LOL

É por isso k kd quero estudar com os meus calhamaços todos vou pa biblioteca de Letras, é triste, mas é verdade, enfim...

Já para não dizer k quando vamos cos "camalhaços" em fotocópias, quase k nos caem das mãos a carteira, o telemóvel, o cartão para tirar fotocópias..., devido ao facto de n dar para levarmos a mala.

Por isso, estudar com tudo: Biblioteca de Letras!!!

Persona Naturale disse...

Errata: onde se lê "áté" leia-se "até".

Bjinhos

Miguel Pereira disse...

Brutal xD

Só é pena que não tenhas dito a frase mais marcante daquele grupo de raparigas do 1º ano (posso citar porque era eu o colega que lá estava):

"... a melhor vez foi quando fomos para uma tenda na SportZone..."

E isto resume tudo xD

Personna, um dia escreverei aqui uma história curiosa que me aconteceu na unica vez que TENTEI entrar na Biblioteca de Letras!

Persona Naturale disse...

Essa da tenda nem comento GODS Help me mama! All right...However

Ok, fico assim à espera "entusiasmadissima" pela história lol, tou para ver!

Bjinhos