segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Spam-mail bem intencionado, anotado

Cheio de boas intenções está o inferno cheio!

Eu não me importo que me mandem e-mails a prometer viagra mais barato, a convidar para participar num site qualquer que logo se percebe que é um link para outra coisa qualquer, a tentar de mil e uma maneiras sacar-me a informação da conta bancária, ou vírus e spyware em geral...

O que irrita mesmo é o spam bem intencionado, que alerta todo o santo ignorante para os perigos da net. Primeiro por ser extremamente estúpido, segundo porque, vindo de pessoas conhecidas, não é filtrado...

Analisemos um que recebi agora mesmo. Este mail já foi reenviado 5 vezes, até chegar a mim, cada uma dessas vezes para dezenas de pessoas. Se essas o reenviarem de novo, não tarda muito existirão mais pessoas "avisadas" do que os adeptos do benfica. (PS: Obrigado Helton!)

Mas continuando, cá segue o e-mail (versão letras pequenas. A versão original tem letras enormes e cores variadas lool. O que está a negrito e entre parênteses são as minhas glosas):

CUIDADO COM O MESSENGER 8
CIRCULEM ESTE E-MAIL ENTRE AMIGOS, FAMÍLIA E CONTACTOS
(Epá, deve ser grave...)
Se receberes um e-mail a pedir para actualizar o MSN para a versão 8.0 NÃO
cliques, pois é *UM VIRUS.*
(Na versão 8.0 já devias saber que o msn não se actualiza via e-mail, digo eu. [Além disso, já vai na 8.5...] Sim, deve ser um vírus...)
E também se alguém chamado michelmacario@hotmail.com te
Adicionar no MSN NÃO aceites.
Oh Michel, tu foste-te meter com a gaja errada!! Elas são tramadas pahhh. Isto soa-me a vingança de ex-namorada... (mas considerando este e-mail, chego à conclusão que tomaste a decisão acertada pah...)
É um vírus que apaga em 3 minutos todos os dados do disco rígido.
(Magnífico!!! Isso dava-me um jeitão, às vezes! Estar a formatar e isso... bahhh Se esse vírus apaga tudo em 3 minutos, quero-o já!)
Informa todos os teus amigos que têm o MSN porque, se alguém na tua lista
o adiciona, podes TU também ficar com o vírus.
(Fantástico! Navega através do messenger! É melhor apagar os contactos todos...)
Copia este e-mail e envia para todos que tem MSN e o Hotmail.
(em vez disso não seria melhor reenviar? Os requisitos MSN e Hotmail são obrigatoriamente comutativos? Que diz a doutrina e jurisprudência?
É URGENTE, todos saberem.
(vírgula, a mais)
Fiquem atentos nos próximos dias!
(Eles andem aí!)

(apesar de não estar dividido, nota-se a partir daqui uma ligeira repetição de argumentos e avisos. Impõe-se uma interpretação extensiva que considere que este spam-mail bem intencionado são, na realidade, dois!)

Não abram nenhuma mensagem com um arquivo chamado 'invitation',
independente de quem a enviou.
(regra geral, nunca abram nenhum arquivo independentemente de quem o mandou, salvo se o estiverem à espera ou saberem do que se trata. Ou ainda, se a pessoa que o enviou até falou em português [PT, não BR] e não em inglês, e até disse algo que nem vos soou estranho nem nada...)
*É um vírus que 'abre' uma tocha olímpica que 'queima' todo o disco rígido do computador.*
(Pára tudo! Isto foi poético... profundo!!)
Este vírus virá de uma pessoa conhecida que tem seu nome em sua lista de
endereços, por isso você deve enviar esta mensagem a todos os seus contatos.
(nota-se aqui o referido português BR, logo esta mensagem não é de confiança. E tenho mais do que fazer do que enviar um e-mail estúpido para 300 pessoas...)
É preferível receber 25 vezes esta mensagem, do que receber o vírus e abrí-lo.
(não, não, não! POR FAVOR, eu prefiro que me mandem o vírus apenas uma vez, e parem com estes e-mails!!!)
Se receber a mensagem chamada 'Invitation' não a abra e apague do seu computador imediatamente!
(Para a poder apagar do computador, é sinal que já lá a puseram. Logo, estais lixadinhos eh eh eh. Mas pronto, são preciosismos... Mas então e se for um convite do Bill Gates a propôr uma emprego na Microsoft, hein?)
É o pior vírus anunciado pela CNN e classificado pela Microsoft como o mais destrutivo que já existiu.
(Puxa pah, agora fiquei com medo! Já está na CNN e tudo? A Microsoft diz isso? Telefonem já à TVI! Os gajos da TVI devem andar a dormir...)

Ele foi descoberto ontem pela tarde pela McKafee e não existe anti-vírus para ele.
(FDX pah, eu bem disse ao Galrito que esses gajos da McKafee eram vendedores de café, e nos tinham embarrilado com aquele anti-virus. É que descobrir um vírus depois de ele ter sido notícia na CNN e a Microsoft ter emitido um comunicado tão elogioso, é obra! Quase parece uma empresa tipo aquelas dos anti-vírus, tipo Panda, Norton, McAfee...)
Sim, porque isto de fazerem um anti-vírus para cada vírus que aparece deve afectar-lhes um pouco a produtividade e a rentabilidade, não?
O vírus destrói o Setor Zero do Disco Rígido, onde as
informações vitáis de seu funcionamento são guardadas.
(Nãããooo! Incrível pah! O que eles inventam hoje em dia... é maldade. É maldade!!)

COPIA ESTE E-MAIL E ENVIA A TODOS OS TEUS AMIGOS E FAMILIARES
(Até o ponho neste blog, que mais queres?)


Nota: A referência ao português BR (do Brasil) não tem qualquer crítica pessoal insultuosa para com o povo brasileiro e a sua cultura informática. É mesmo a constatação de um facto. Leiam o que os jovens brasileiros têm a dizer sobre um Spam-mail bem intencionado, neste fórum. O mais giro nem é a ignorância reinante e comentários estúpidos em geral, mas sim quando chega "o gajo que percebe da coisa" e começa a esclarecer o seu povo. É uma pérola!

PS: Sim, um post deste tamanho significa que vou ter exame de teoria amanhã. Desta vez, oral...)

4 comentários:

Miguel Pereira disse...

A mim anda-me a acontecer uma coisa também irritante, que é um misto de SPAM com VIRUS.

Quanto à McKafee aposto que é alguma versão Chinesa ou Paquistanesa da McAfee, apostada em cometer actos ilicitos como o nojento crime de violação de copyright!

É uma vergonha, a violação dos direitos de autor! lolol

Persona Naturale disse...

Sim, é uma vergonha lol lol como fotocopiar manuais dos profs da nossa faculdade é uma vergonha lol

PT Lyon vai correr bem a oral vais ver. Bjos

Unknown disse...

Muito bem escrito o seu blog, adorei os seus comentários, gostaria de re-postar no meu blog se permitires.
Mas quanto ao fórum que citou para provar a "insegurança" dos brasileiros não passa de uma grande bobagem, afinal é um fórum de crianças e adolescentes que jogam Pokemon e estão comentando sobre o e-mail do virus da maneira que bem (ou mal) entendem.
Aqui no Brasil costumamos usar foruns dos sites do Baboo, do Guia do Hardware, da IDG, da Microsoft, entre outros específicos. Mas naturalmente que usuários sem conhecimento vão usar até o Yahoo!Answers para tirar suas dúvidas, onde qualquer um pode respondê-las.
Abraço de São Paulo, Brasil.
Anita

Historium Biblica disse...

Foi um otimo article.