domingo, 3 de fevereiro de 2008

RE: Ainda o Regicídio

Esta é uma resposta ao post anterior. Portanto, se ainda não leram o post do Miguel Pereira, faz favor descer, e depois voltar.

"Qual é o critério? (...) Mas enfim, ninguém liga, ninguém quer saber"
Não sejas assim pah. Sabes perfeitamente que eu, e pelo menos mais uns... 2 ...ou 3 leitores lemos tudo! xD

Quanto ao critério, existindo auto-vinculação, temos de atender ao princípio da Igualdade, e usá-lo como critério.

Mas tendo em conta quem já recebeu esses votos de pesar, esquece lá isso... qualquer dia até o meu cão os recebe.
(Nota: acabámos de fazer doutrina aqui: Na autovinculação pelo principio da igualdade, não há apenas excepção por alteração de circunstâncias, mas também há excepção quando as decisões anteriores que o principio da igualdade nos obriga a tomar em conta são estúpidas).
(Nota 2: Eu sei que isto não é Administrativo, mas não me estraguem a piada...)

Mas como ia a dizer, o rei não tem nada que levar votos ou o que quer que seja de uma república. Porque se repararmos bem... foi a república que o matou! Queriam o que? "Ahhh, desculpem... coitadinho do rei..."
Acho que é grande respeito NÃO se festejar a morte do rei, isso sim. Podiam ter organizado uma grande party (YEAHH!!), ou assim... mas não. Foi tudo com muito respeito.

Já fazem lembrar os gajos de extrema direita quando dizem "ah e tal, dizem que na democracia nos dá liberdade, mas a nós calam-nos!", que nunca percebem que para poderem usufruir dos direitos e liberdades da democracia (nomeadamente liberdade de expressão), não podem atentar contra os valores e princípios basilares desta. Ou seja, não podem ser racistas, xenófobos, etç e ser contra quase tudo o que a Constituição prevê como princípios fundamentais.

Com a monarquia e os monarcas, acontece o mesmo, mas a um nível muuuuito mais soft, porque a discordância de valores entre a monarquia e os principios fundamentais de uma republica democrática é muito menor. Fundamental, mas menor. Menos perigosa, mais controlável... Assim sendo, é-lhes dada muito mais liberdade, e podem fazer quase tudo... quase! Homenagens ao rei podem fazer. Exigir que a república lhe faça qualquer homenagem, não. Não que a república não o possa fazer. Mas o resultado dessa proposta que o deputado Pignatelli (que raio de nome...) fez, esclarece-nos sobre o assunto.

4 comentários:

Miguel Pereira disse...

Realmente muita razão tem o Prof. Marcelo quando diz no inicio do seu livro que o Direito Administrativo está em todo o lado, de facto até no nosso blog está o que é notável! xD

Quanto ao post em si:

"Mas como ia a dizer, o rei não tem nada que levar votos ou o que quer que seja de uma república. Porque se repararmos bem... foi a república que o matou! Queriam o que? "Ahhh, desculpem... coitadinho do rei...""

E porque não? Até a Igreja fez uma espécie de voto de pesar por todos aqueles que assassinou com Inquisições, Cruzadas e coisas do género.

Volto a dizer, não sou monárquico, mas acho que a Assembleia da República perdeu uma boa oportunidade de mostrar coerência. Até Arafat teve direito a um voto de pesar.

Mais: não é liquido que tenha sido o Partido Republicano a dar a ordem para disparar.

Quanto à parte do teu cão ter direito a um voto de pesar e quanto aos "gajos de extrema direita", totalmente de acordo :D

PS: Isto não ficou em post porque acho que já era exigir um esforço muito grande aos leitores baixar 2 posts LOL

PT Lyon disse...

"E porque não? Até a Igreja fez uma espécie de voto de pesar por todos aqueles que assassinou com Inquisições, Cruzadas e coisas do género."
Não te metas com o FNL pah! lolol
Sim, mas esses actos foram contra aquilo que a Igreja defende (ainda que só o tenha admitido muito mais tarde...)

"Mais: não é liquido que tenha sido o Partido Republicano a dar a ordem para disparar. "
Sim, existe a hipótese de ele se ter deixado antecipar por outra organização qualquer lolol

Persona Naturale disse...

Sim olha o FNL lol lol

Cá para mim, é igual ao litro. Mas teria sido bonito, pk indepententemente de tudo foi um Rei Português, e como tal o k aconteceu faz parte da nossa história. Os outros reis são muito importantes: descobertas, pinhais, navios, conquistas, poesias, tragédias amorosas... e a "República" tem s mto orgulho em recordar estas coisas, mas D.Carlos, parece que é a ovelha negra da monarquia. É assim...

Persona Naturale disse...

Errata: Onde se lê "indepententemente" leia-se "independentemente" e onde está "s" esteja "sp"