sábado, 23 de agosto de 2008

Propaganda da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal Anotada - tomo I

(Propaganda na íntegra aqui)

Ora isto começa assim:

"Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada. A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura"."

Errado. Cultura é o conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materias, caracteristicos de uma sociedade ou civilização. Ora estando a tourada profundamente enraizada na tradição (que é um padrão de comportamento, bem como um valor moral) dos povos peninsulares desde há séculos não se percebe como não pode ser considerada cultura.

Levando às ultimas consequências o argumento da LPDA de que a "violência" não pode ser considerado "arte" ou "cultura" então gostaria de saber o que pensam em relação a isto:



Nota : Não é ketchup, aquilo que está a sair debaixo do senhor, que já agora, não está a dormir.

Há ali sangue, violência e brutalidade de uma forma bastante mais grave, visto que as vitimas são seres humanos. Será que não é arte? Será que Goya não deveria ter pintado este quadro? Obviamente que deveria pois não estamos perante uma demonstração gratuita de violência, esta obra pretende passar uma mensagem relativa ao modo paradoxal como a nobreza e a malvadez habitam dentro de cada ser humano.

E nas touradas, não haverá também uma mensagem sempre presente? Ou os críticos são redutores ao ponto de acharem que é só espetar uns ferros no touro porque é giro e tal? Por baixo de toda a carga de tradição secular há sempre uma mensagem presente: a vitória da técnica e da "habilidade" humana sobre a força bruta da Natureza.

A Cultura é uma criação Humana e como tal reflecte a mente e o espírito humano. Ora se este espírito tem caminhado de mãos dadas com a morte e a barbárie ao longo dos milénios que tem durado a sua evolução, como esperar que estas não estejam presentes em várias manifestações culturais?

E que mundo bonito seria este, se a "morte, o sangue, a violência e a barbárie" apenas ocorresse numa arena e com animais...

Sem comentários: