segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A entrega de pizzas e a jurisdição territorial.

As pessoas, tal como as grávidas, têm momentos em que se sentem possuídas por desejos intensos (coisa que acontece muito com ninfomaníacas também). Há uns dias aconteceu-me a mim: senti um súbito desejo de jantar uma pizza familiar, só para mim! Vá, guardei também uma fatia para o meu irmão. Mal sabia eu que estaria a entrar numa aventura sem precedentes no que toca a encomendar comida. Vamos aos factos.


Eu, FDS, vivo numa freguesia onde existe uma casa de uma cadeia de restaurantes especializados em pizzas. Essa casa (chamemos-lhe PizzaTele) está a uma distancia de 2 km da minha residencia. Liguei para a dita e começou a trama. Após o inicio das hostilidades, o primeiro momento de suster a respiração:

Senhora - Ora, o nome da sua rua... Irminio, não é?
FDS - Não, Herminio...
Senhora - Ah, está certo. Espere um pouco então.

Silêncio.

Senhora, ao fundo - Nós fazemos entregas para lá? Não? Então?
Senhor, ao fundo - Não, tem que ser na outra loja.
Senhor, ao telefone - Tem que ligar para a outra loja que nós não entregamos pizzas aí. Anote o número.

Fiquei perplexo, porque a outra loja, para além de ficar noutra freguesia, fica também noutro concelho, a cerca de 3.5 km de distancia. Liguei para essa loja, onde outra senhora me atendeu. Dei, novamente, o inicio às hostilidades, e novamente o nome da rua originou outro momento de suspense.

Senhora - Ora, o nome da sua rua... Irminio, não é?
FDS - Não, Herminio...
Senhora - Ah, está certo. Espere um pouco então.

(sensação de deja vu paira na minha mente)

Senhora - Mas... mas... não está aqui nenhuma rua assim... Erminio, não.
FDS - Pois, porque Herminio tem H.
Senhora - AHHHH. Sim sim, já aparece. (agora, ouve-se a mesma voz ao longe) A gente faz entregas praqui??
Rapaz, ao longe - Yaa, vamos lá bue vezes!

Lá continuou o processo, dei o meu numero de telefone, escolhi entre as 1400 variedades de pães de alho, e esperei. Pensava eu que estava safo, quando oiço o telefone tocar.

Senhora - Olhe, estou a ligar-lhe da PizzaTele para lhe comunicar que não há pimentos vermelhos.

(OH! Que puta de desgraça! - pensei eu)

FDS - Não faz mal, pode vir mesmo assim.
Senhora - Mas pode escolher outro ingrediente, não quer?
FDS - Não, deixe estar...
Senhora - AHH! Há pimentos verdes!! Pode ser?
FDS - Tá bom, pode ser, sim...


Quando a pizza chegou, o rapaz lá disse que tinha que pagar 19,85€, e eu estendi-lhe uma nota de 20€. E ficamos a olhar um para o outro durante um momento. Quebrei o gelo:

FDS - Sabe... eu falei à sua colega lá da loja que ia pagar com 20€ e disse para trazerem os 15 centimos de troco.

O rapaz leva a mão ao bolso, escolhe 15 belos centimos e entregamos, sem falar, sem pestanejar.

FDS - Obrigado e boa noite então...
Rapaz misterioso - ...



Bem, no fim paguei 19,85 por uma pizza, meia dúzia de pães de alho e uma história para contar. Será que pela história para contar cobraram-me os 15 cêntimos que o rapaz tanto hesitou em me entregar? Fica a duvida.

8 comentários:

Ângela disse...

Comeste a pizza, não comeste?
Com a onda de assaltos e de criminalidade que por aí anda, estás com sorte de o jovem distribuidor da dita n ter sido sequestrado/roubado/assaltado/espoliado por uma simples pizza c pimentos verdes...

Anónimo disse...

chuuullllo

não é capaz de dar 15 centimos de gorjeta xD

Anónimo disse...

15 cêntimos é meia cápsula de Nespresso! Já não se dá valor ao dinheiro...

Joaninha disse...

sem dúvida uma história para contar aos netos...lol...essa cadeia, a pizzatele, é me familiar...ate acho que ja la fui mas fico ja a saber que as comunicaçoes por telefone lá são dificeis...lol
*

Sahaisis disse...

experimenta tentar encomendar pizzas para um sítio chamado "guelubénkiane" e a seguir dizeres que fica dentro do hospital de santa maria. aí é que está tudo estragado...ih ih

Bernardo Rosmaninho disse...

Não gozes que eu, há menos de uma hora, levei com uma caixa de "delícias de frango" em cima do toutiço desta mesma empresa porque o sr. das entregas tinha o mesmo nível de coordenação motora que um jogador de boccia...

Ainda por cima esqueceu-se do molho de mel e mostarda!

Abraço

PS: Ele a seguir, 60 minutos depois, veio cá de novo com uma caixinha nova e com 2 molhos (se calhar pensou que eu comia as outras) pedir desculpas.

Miguel Pereira disse...

Fizeste bem FDS!

15 cêntimos são 30 escudos que por sua vez são 30 mil-réis!!

Anónimo disse...

30 mérreis ainda é dinheiro, pôças!