sexta-feira, 10 de abril de 2009

Boa Páscoa!

Pera lá... onde é que eu já vi isto??

Estes gajos da Tertúlia pah... eu a pensar que tinham jeito para fazer piadas e afinal andam a copiar ideias doutros lados.

Desafio aqui o FNL a explicar no Bonae ou aqui porque raio não posso comer carne da Páscoa, e que me esclareça se os ovos estão ou não incluídos. Mas rápido, que os bifes já estão temperados!

5 comentários:

FNL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FNL disse...

Fico muito feliz que me tenhas posto esta pergunta!

Mas primeiro respondamos, depois te explico o motivo da minha felicidade:
Não se pode comer carne às sextas-feiras da Quaresma (e na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa deve-se fazer jejum e abstinência). Nos outros dias pode-se comer carne à vontade, pois está claro.

Porquê? Bom, em primeiro lugar comecemos pelo fim. A sexta-feira foi o dia em que Jesus morreu por nós, daí ser o dia escolhido, uma forma também de lembrar que precisamos de nos sacrifícicar juntamente com o Seu sacrifício na cruz.

Não comer carne (o que não significa comer peixe) é justamente porque tal renúncia simboliza um pequeno sacrifício que nós fazemos por Ele.

Sim, dizes tu, Mas a mim não me custa nada não comer carne. Pois que seja, respondo eu, Só que isso serve também para mostrar ao Mundo o nosso sinal, ainda que simbólico, de tantos milhões de pessoas que nas sextas-feiras da Quaresma não comem carne.

Mas muito bem, sim senhor, fico muito contente, porque apesar de estares mal informado vejo que estás no caminho certo! Se me questionas sobre o não poder comer carne na Páscoa, o que só se aplica aos católicos, significa que lá te vais interrogando sobre o Mistério da Fé (mas também que, apesar do caminho rumo à Santa Igreja, arranjaste um director espiritual que te ensinou mal - se é que optaste por esse Caminho que, acrescente-se, não é o meu).

Que tenhas um bom Domingo de Páscoa!

Anónimo disse...

Ainda há pouco estava nos copos e coloquei essa questão do não comer carne mas comer peixe, porque sempre me fez confusão... Haver celeuma por causa de uma sandes de fiambre, por exemplo, mas não por uma posta de cherne. Meu caro FNL iluminou-me essa zona cinzenta do meu saber.

Quanto aos coelhinhos, provavelmente é mais um resticio das tradições pagãs.

FNL disse...

Oh, meu caro FDS, não pretendo ser poste, ou vela, sequer luz. Em todo o caso fico muito honrado em ter dado uma achega.

Mas evidentemente que é pior comer uma posta de cherne, ou marisco, ou enfardar de gelados e doces (inclusive os tais coelhinhos), do que comer uma triste fatia de fiambre, ou até uma miserável empada de galinha... ou de coelho!

PT Lyon disse...

Opah sabes que eu digo mal do Papa e da Igreja, desconfio de muita coisa da doutrina...

mas cá em casa nada de comer carne na Sexta Feira Santa!! lolol

Mas esta família tem muito que se lhe diga nessas coisas lol.